O presidente da ABRAJET Nacional, Evandro Novak e a diretora secretária da entidade, Jurema Josefa, submeteram ao Conselho Nacional da ABRAJET uma Moção de APLAUSO pela trajetória, e RECONHECIMENTO pela atuação em favor do desenvolvimento e divulgação do turismo, ao Jornalista WILSON BATISTA SIERRA (DUKE), decano dos jornalistas de turismo ainda em atividade, o que foi aprovado por unanimidade.
A referida homenagem será prestada ao associado na véspera do FESTURIS/Gramado, em novembro deste ano de 2023, na capital gaúcha, em local e data ainda a serem definidos. A proposição foi feita durante a reunião do Conselho Nacional, realizada no Anfiteatro do Machadinho Thermas Resort Spa, na cidade do mesmo nome, no dia 07 de julho deste ano.
O referido jornalista, sócio e membro da diretoria da Associação Riograndense de Imprensa (ARI) e ABRAJET/RS, nasceu em 05 de janeiro de 1929 na cidade de San Carlos, Departamento de Maldonado/Uruguai.
Aos 18 anos, já em Montevidéu começou sua trajetória jornalística e atuou em diversos veículos entre esses: Rádio Centenário CX 36, onde durante 12 anos, ininterruptos conduziu o programa “La Pantalla de Plata” e “Cine al Día” junto com Estrella (Maria Rosa Piccini, sua cunhada, e atuou em novelas radiofônicas. Foi diretor da revista semanal de entretenimento Canal TV em Buenos Aires; apresentador e diretor de programa sobre cinema na TV, diagramador nos jornais “La Manãna e “El Diário”. Foi por sua brilhante trajetória jornalística que ganhou o apelido de DUKE no Uruguai.
Em 1952 casou com Leonor, sua esposa até os dias de hoje e tiveram as filhas Analía e Marisa. Em 1978, junto com esposa e filhas mudou-se para Porto Alegre/ Brasil. Aqui a família aumentou com a chegada dos netos Adrian e Karen (filhos da Marisa e do genro Jaime ) e dos bisnetos João Vicente e Martin.
Na Capital gaúcha, fez contatos com as entidades associativas e sindicais do meio jornalístico e pelas mãos do ex-presidente da ABRAJET Nacional ex-vice-presidente da ARI, Wilson Müller, já falecido, filiou-se à ARI, entidade na qual atuou sempre com denodo. Foi diretor para o Interior, criou a filial ARI/Caxias do SUL, foi diretor de Informática e diretor para o Mercosul. Na ABRAJET Nacional atuou durante diversas gestões como Diretor Nacional para o Mercosul.
Em 1983 naturalizou-se brasileiro e dedicou-se a diversas atividades profissionais até que em 27 de setembro de 2000 – Dia Mundial do Turismo – fundou o JORNAL SIERRAMAR, Turismo no Mercosul
(www.sierramar.com.br ) dedicado a divulgar e promover o turismo nos países do Bloco. Atua com apoio da filha Marisa Piccini Krás Borges até o presente.
Contribuiu para a união da Imprensa turística da América e Caribe
Sua dedicação em congregar profissionais de imprensa e turismo o levou a criar ou se filiar em várias entidades. Em 04 de julho de 2009 foi um dos fundadores do FÓRUM DE PRENSA TURÍSTICA DEL MERCOSUR, instalado pela Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (ABRAJET), na cidade de São Paulo, Brasil. Na fundação, a entidade congregou associações de jornalistas de turismo de Brasil, Bolívia, Chile, Paraguay e Uruguay. Atualmente o FIPETUR – FORUM IBEROAMERICANO DE PERIODISTAS DE TURISMO , entidade sucessora , está integrado pelas seguintes associações: Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (ABRAJET/Brasil; Círculo de Periodistas de Turismo del Uruguay (CIPETUR/URUGUAY); Asociación Colombiana de Periodistas de Turismo (ACOPET ( COLOMBIA) ; Asociación Panameña de Periodistas de Turismo – APPTUR; Asociación de Periodistas Turismo de Chile (APTUR); Círculo de Periodistas de Turismo de Bolívia – (CIPTURBOL), Asociación Dominicana de Periodistas de Turismo – (ADOMPRETUR) e, Asociación de Periodistas de Turismo de Peru, (PRENSATUR).
Em 2015 – Sierra apresenta a projeto Árvore da Integração para o FESTURIS – Festival Internacional de Turismo de Gramado, projeto que consiste no plantio da Araucária, árvore símbolo do Sul do Brasil, que representa a força da natureza, abrigando e alimentando várias espécies de aves, animais e o homem, através do seu fruto, o pinhão.
Com o plantio desta espécie, o Festuris ajuda a preservá-la e premia iniciativas sustentáveis através das mãos dos homenageados a cada ano. Em 2016, Wilson Sierra foi agraciado com o Troféu Amigo do FESTURIS.
A foto de abertura da matéria é de autoria do jornalista Sérgio Moreira, de MG. O texto é de autoria de Jurema Josefa, com apoio de Marisa Sierra Piccini Krás Borges